quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Drama sobre a escravidão "The Bird Of a Nation" é um dos favoritos ao Oscar 2017





Protagonizado, escrito e dirigido pelo ator Nate Parker o longa "The Bird Of a Nation"- O nascido de uma Nação é um dos filmes favoritos para ganhar a estatueta do Oscar 2017. O filme conta a história de Nat Turner, um escravo alfabetizado e pregador, cujo proprietário Samuel Turner (Armie Hammer) aceita uma oferta para usar sua forma de pregar para subjugar os escravos rebeldes. Após testemunhar inúmeras atrocidades – contra si e outros escravos – ele organiza uma revolta na esperança de conduzir seu povo para a liberdade.

Porém em 1915, o diretor D.W. Griffith lançou o clássico do cinema mudo “O nascimento de uma Nação”, que se tornaria um dos filmes mais controversos de todos os tempos por seu retrato estereotipado dos negros do Sul dos EUA e com uma visão heróica exaltando, inclusive, as cruéis e assassinas ações da Ku Klux Klan. Em 2016, com o mesmo título, o jovem ator e diretor afro-americano Nate Parker fez um filme contando a história pelo olhar negro: No papel de Nat Turner, um escravizado. O filme surge num momento delicado que a industria fonográfica norte-americana sofre, a falta de negros em papéis de destaque e em meio aos protestos pela falta de atores negros também entre os indicados ao Oscar pelo segundo ano seguido. E é claro, que isso fez com que a questão racial ganhasse espaço em Hollywood.

O filme foi recebido com entusiasmo e aplausos na edição 2016 do Festival de Sundance e ganhou como melhor longa. "O nascido de uma Nação" tem previsão de estréia no Brasil dia 26 de janeiro de 2017 e com certeza valerá muito a pena assisti-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário