terça-feira, 20 de setembro de 2016

Livros sobre Racismo que todos deveriam ler

Em meio a tantos fatos e notícias que vemos durante todos os dias de como se aumentou as denúncias de racismo, principalmente nas Redes Sociais, temos que estar munidos de informações para podermoslidar com esse problema mundial. Independentemente de como você sofre ou alguém  próximo de você sofre o preconceito/discriminação; seja racial, social, sexismo, machismo ou homofóbico ou apenas o fato de presenciar um cena discriminatória, nada melhor do que saber melhor sobre seu direitos e poder ajudar á quem não tem esse conhecimento. Pois o preconceito nada mais é, que um conceito que criamos antes de saber o que aquilo realmente significa. 

Hoje temos o privilégio que ter as notícias apenas por um clique, o mundo nos dá essas possibilidades onde é muito difícil aquele que não sabe os seu direitos e claro o seus deveres como cidadãos. Esses livros apresentados abaixo, são especificamente sobre o racismo um mal que vem assolando o mundo desde muito cedo e pior, tende-se a não acabar tão cedo. Eles contam histórias reais ou de ficção abordando o tema do racismo e são recomendados para todos os que pretendem compreender melhor essa hostilidade e combater o preconceito.

O Sol é Para Todos, de Harper Lee 


Este livro aborda o tema do racismo e injustiça através da história de um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos anos 30 nos Estados Unidos. O Sol é Para Todos ganhou o Prêmio Pullitzer e foi eleito por várias publicações como um dos melhores romances do século XX. 

A Resposta, de Kathryn Stockett


Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, A Resposta é uma história de preconceito e racismo, mas também de esperança. O livro conta a história de uma jovem jornalista branca na década de 60 no Mississipi, que decide escrever um livro polêmico onde várias empregadas domésticas contam histórias sobre as suas patroas brancas. A Resposta foi livro mais vendido nos Estados Unidos em 2011.

A Cor Púrpura, de Alice Walker



É um dos romances mais aclamados de sempre, vencedor do Prêmio Pullitzer. A Cor Púrpura conta a história de uma mulher negra no sul dos Estados Unidos nos anos 30, que foi abusada desde criança pelo padrasto e marido, focando temas como a desigualdade social entre as diferentes etnias.

Tempo de Matar, de John Grisham


John Grisham, um dos escritores mais lidos nos Estados Unidos, aborda neste livro a história de um negro que decide fazer justiça pelas próprias mãos depois de dois brancos terem estuprado e tentado matar a sua filha. O livro retrata o julgamento desse pai e a divisão entre aqueles que o apoiam e aqueles que não aceitam que um negro mate um branco, focando temas como racismo, injustiça e desigualdade social.

A Vida Secreta das Abelhas, de Sue Monk Kidd 


A Vida Secreta das Abelhas retrata a história de uma menina branca nos anos 60, que decide fugir com a sua babá negra, à procura de respostas sobre a vida da sua mãe. Uma história sobre direitos civis e preconceito, estando mais de dois anos na lista dos mais vendidos segundo o The New York Times.

As Aventuras de Huckleberry Finn, de Mark Twain - 



Este livro de Mark Twain conta a história de Huckleberry Finn, um menino que, após fugir do seu pai alcoólatra, encontra um escravo que estava escapando para o norte do país, onde a escravatura já havia sido abolida. Nesta grande aventura, os dois amigos irão questionar a escravidão e o racismo instituído na sociedade. 

Se você já leu sabe o quão importante eles são e se não; leia, pois irá abrir sua mente, construir uma nova forma de pensar e agir quando se deparar com situações de racismo. Como dizia Nelson Mandela - " A Educação é a Arma mais Poderoso que Você pode usar para Mudar o Mundo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário