Olá pessoal !!!
Gostaria de saber de todos vocês leitores e visitantes do blog da Revista Sabá, quais os tipos de matérias que vocês querem ver aqui. Vamos fazer uma votação, por isso preciso que vocês comentem dando seus votos e claro opiniões. Tanto aqui no blog quanto nas paginas do facebook: https://www.facebook.com/leticia.benedito.1 ou https://www.facebook.com/pages/Revista-Sab%C3%A1/378064878963790?ref=hl
Assuntos:
1) Culturais (Arte, Cinema, Música, Viagens, História)
2) Beleza
3)Comportamento
4)Moda
5)Políticas
6)Entrevistas
7)Outros
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Fifa é acusada de racismo depois de ter rejeitado os atores Lázaros Ramos e Camila Pitanga para realizarem sorteios da Copa 2014 que será na Bahia
A Rede Globo sugeriu o ator baiano Lázaro Ramos e a atriz carioca Camila Pitanga para a apresentação do sorteio dos grupos da Copa de 2014, mas a ideia foi rejeitada pela Fifa.
De acordo com a coluna “Radar on-line”, do site da revista “Veja”, a entidade que comanda o futebol mundial preferiu outra dupla, Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert, para estar à frente do badalado evento do Mundial de 2014, a ser realizado dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe - Bahia.
Depois da repercussão nas redes sociais, artigos em sites, blogs e colunas na Internet, a Fifa foi obrigada a responder porque não colocou apresentadores de origem afro na cerimônia do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014. Nesta terça-feira consultada pelo site BOL, a Fifa mandou a mesma resposta: "1) Escolheu a dupla Fernanda e Rodrigo por experiências anteriores bem sucedidas em eventos anteriores (lançamento do logo do evento); 2) os nomes apresentados foram escolhidos pela agência contratada para organizar e criar o evento do sorteio; 3) Ainda não é certo que a música-tema do Mundial 2014 será interpretado pelo porto-riquenho Ricky Martins e 4) Que o show da apresentação terá variedades de artistas com etnias diferentes como Emicida, Alcione, Margareth Menezes e Olodum" . A Fifa, através de sua assessoria de imprensa, garantiu também que ainda será divulgada a música oficial da Copa do Mundo de 2014.E concluiu dizendo que não é racista e nem está tentando europeizar o evento, na Bahia
Nos Estados Unidos escola ameaça expulsar aluna por conta de seu cabelo crespo e armado
Vanessa VanDyke de 12 anos foi ameaçada de expulsão pela escola particular onde ela estuda na Flórida, nos Estados Unidos, caso não cortasse e mudasse o estilo de seu cabelo. A menina tem os cabelos crespo e com volume, e segunda sua família recebeu o prazo de uma semana para decidir se iria cortar os cabelos ou deixar a escola, de acordo com a emissora de TV "WKMG", onde Vanessa e sua família deram entrevista.
Segundo a família de Vanessa, na última semana um conselheiro da escola Faith Christian Academy de Orlando, advertiu a mãe da garota para que ela alisasse ou cortasse o seu cabelo, ou a criança poderia ser expulsa.
O caso gerou muita repercussão nos EUA, e a escola disse nesta semana que não está exigindo que a menina corte os cabelos para continuar frequentando a instituição - eles apenas querem que ela mude seu estilo. Pois de acordo com as regras da escola - Os cabelos devem estar na cor natural e não devem ser uma distração. Já a família não cogitou em fazer nenhuma mudança, pois o cabelo da estudante faz parte da sua identidade "Ele mostra que sou única. Eu gosto desta maneira. Eu sei que as pessoas vão me provocar porque ele não é liso, mas não ligo" diz Vanessa em entrevista para a emissora WKMG.
terça-feira, 19 de novembro de 2013
Morgan Freeman, ator americano: "Você vai confinar toda a minha história a um único mês?"
Hoje, 20 de
novembro cinco estados como Alagoas( onde é feriado em todas as cidades, pois
é a terra de Zumbi e do Quilombo dos Palmares), Amazonas, Amapá, Mato Grosso,
Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Além de vários municípios do Brasil
decretaram feriado pelo Dia da Consciência Negra.
A questão é: criar um dia – ou um mês – faz com que amenize a história do racismo e preconceito do país, faz com que aqueles que nem sabe o que é ser negro nesse país se conscientize?.
Morgan Freeman, americano do Tennessee, um dos maiores atores vivos do cinema, vencedor de um Oscar pelo filme Menina de Ouro, de 2005, e indicado outras cinco vezes para o prêmio, acha que não.
Para ele, é “ridículo” que haja algo como um mês — ou, no nosso caso, um dia — para a Consciência Negra. “Vamos reduzir a minha história a um mês?”, perguntou ele, nessa entrevista de 2006 ao lendário jornalista Mike Wallace, morto em abril de 2012.
Vejam qual é a solução dita por ele, para o fim do racismo - simples de se dizer, mas difícil de virar realidade.
Feriado relembra a morte do herói nacional Zumbi e traz à tona as questões raciais
O feriado municipal de 20 de novembro relembra a morte do herói nacional Zumbi dos Palmares, em 1695, e entrou no calendário oficial da cidade de São Paulo como resultado das lutas históricas do Movimento Negro e da Organização da Mulher Negra. A celebração da memória de Zumbi é entendida como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial.
Na capital paulista, a data entrou no calendário em 2004, após promulgação da Lei 13.707, cujo projeto foi iniciativa dos então vereadores Ítalo Cardoso e Claudete Alves, no governo de Marta Suplicy. Já a Lei 14160, de 2006, de autoria do vereador Claudinho, instituiu a semana cultural da Consciência Negra como parte do Calendário Oficial de Eventos do Município de São Paulo.
Pelo Brasil
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra está instituído pela lei federal 12.519 de 2011. Segundo dados da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) do governo federal, a data é um feriado e momento de reflexão sobre o racismo e as questões raciais em 1.047 municípios brasileiros. A lista completa pode ser acessada aqui.
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra está instituído pela lei federal 12.519 de 2011. Segundo dados da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) do governo federal, a data é um feriado e momento de reflexão sobre o racismo e as questões raciais em 1.047 municípios brasileiros. A lista completa pode ser acessada aqui.
Ainda conforme a pasta, Alagoas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul decretaram estaduais. Nas demais unidades da federação, o município é o ente que opta pela decretação do feriado.
História de Zumbi
Este herói nacional nasceu em 1655, em Palmares, no atual estado de Alagoas. Descendente de guerreiros Imbangalas, de Angola, foi aprisionado por uma expedição portuguesa e entregue aos cuidados do Padre Antônio Melo, que o batizou de Francisco. Com o religioso, aprendeu a escrever em português e latim.
Este herói nacional nasceu em 1655, em Palmares, no atual estado de Alagoas. Descendente de guerreiros Imbangalas, de Angola, foi aprisionado por uma expedição portuguesa e entregue aos cuidados do Padre Antônio Melo, que o batizou de Francisco. Com o religioso, aprendeu a escrever em português e latim.
Aos 15 anos, fugiu em busca de suas origens e encontrou o Quilombo dos Palmares, uma comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. Dez anos depois, tornou-se líder e se destacou pelas habilidades de planejamento, organização e estratégias militares. Sob seu comando, Palmares obteve diversas vitórias contra os soldados portugueses.
No ano de 1694, o quilombo foi atacado pelo bandeirante Domingos Jorge Velho. Após o combate, a sede da comunidade foi destruída, e Zumbi delatado por um antigo companheiro. Foi morto em 20 de novembro de 1965, aos 40 anos de idade.
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
Dia da Consciência Negra terá como atração principal o cantor de R&B Keith Sweat
O feriado de 20 de novembro, em São Paulo, foi criado com o intuito de relembrar a histórica luta do povo negro, e valorizar suas fortes raízes culturais plantadas no que nos habituamos chamar de “mundo ocidental”. Jazz, blues, R&B, rap: as manifestações artísticas são tantas que seria necessário todo um ano de homenagens, e não apenas um dia. O Vale do Anhangabaú reunirá tudo isto em 48 horas de comemorações nas próximas terça e quarta-feira.
As festividades começam na terça-feira com uma apresentação de hip hop feita por Yzalú e Amanda Negra Sim, que estão previstas para subir no palco às 18 horas. O ritmo continua em evidência às 19h20, quando se apresenta o grupo Aláfia e seus convidados especiais: Lews Barbosa e Lurdez da Luz.
Em seguida, o soul, na voz da cantora Izzy Gordon, Tony Gordon e Nanny Soul, marcam a transição do festival para o samba, que tem início com o grupo Originais do Samba. A atração que fecha a primeira noite do festival é o show de Arlindo Cruz e Osvaldinho da Cuíca, marcado para às 23h20.
Já no feriado em si, a música começa mais cedo com a apresentação da Orquestra Filarmônica Afro Brasileira, além de shows de MPB que acontecem durante a tarde. Em seguida, a música clássica dará lugar ao funk, com o grupo Os Danados, Menor do Chapa e MC Pet da Leste, entre outros. Às 19h40, a Turma do Pagode apresenta seu álbum mais recente, “O Som das Multidões”, e abre espaço para o grand finale.
A apresentação mais aguardada do dia é a do americano Keith Sweat, renomado cantor e compositor de R&B, com mais de 30 anos de carreira. O artista deve interpretar seus grandes sucessos no palco a partir das 21 horas, fechando com ares de nostalgia a programação especial paulistana para o Dia da Consciência Negra.
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
Festa de São Benedito fé e curtição no mesmo lugar
Sim de fato é, a Festa São Benedito em Tietê é bem conhecida, não podemos negar que quando perguntamos "A você já foi para cidade de Tietê ?", sempre tem alguém que diz "Sim fui, principalmente em setembro onde tem a melhor festa negra com muito samba-rock e black music". Hoje em dia a cidade do interior de São Paulo ficou conhecida por ser a maior festa negra do estado, onde jovens vem de todas as partes, até mesmo de fora do estado, para curtir o dois dias de pura cultura negra.
Mas o que intriga mesmo são as mudanças que a Festa de São Benedito teve nos últimos anos, uma comemoração religiosa, onde é celebrado a existência do "Santo Negro", que foi e é importante para a cultura afro-brasileira e que hoje é lembrado apenas por uma minoria que vai a festa. SERÁ?
De tudo um pouco tem no evento, comidas tipicas, moda, pessoas de diferentes de estilos diferentes e a parte religiosa. Além da presença de São Benedito, na missa de fé se reúnem vários fieis e devoto, em uma manifestação típica africana onde em alguns momentos mulheres, homens e crianças vestidos à caráter com roupas africanas, entram na igreja oferecendo louvores, adoração, pratos de comidas e dança para celebrar junto com os outros fieis que ali assistem. Mas do lado de fora, outros devotos estão esperando uma oportunidade para ver e até mesmo ir perto da imagem de São Benedito, mas é difícil pois a quantidade de pessoa na celebração por volta das dezenove horas e trinta é enorme. Mesmo assim ficam esperançosos e felizes em saber que estão ali cultivando uma crença e a fé naquele que sempre o ajudou.
Na parte de fora converso com várias senhoras que fazem parte da Irmandade Santidade da Igreja e São Benedito, e uma delas Luiza Prado, mãe de família, mora em Tietê e está sempre participando de todas as celebrações que envolve o santo. Pergunto a ela qual a diferença da festa hoje com anos atrás, como ela está a seu ver, ela me diz que está melhor, as manifestações culturais e religiosas não mudaram no decorrer dos anos o que modificou mesmo foi a chegada de "rostos novos" á cidade nessa época. Peço a ela que me explicar melhor sobre esses rostos novos. " Esses novos rostos vem para Tietê, nessa específica data apenas com o intuito de curtir muita musica negra, são poucos os jovens que participam da missa, da procissão, do batuque de umbigada onde mulheres e homens principalmente senhores e senhoras negros com mais idade se reúnem em um barracão em diferentes grupos, vindo de várias partes do interior paulista, para dançar ao som do tambor e canto. A parte cultural e celebração religiosa é mantida até hoje por conta da população tradicional do município, além disso muitos desses jovens negros que vem para Tietê e se divertem nessa importante data, nem sabe quem realmente foi São Benedito e qual a importância dele para as famílias negras e não negras da cidade".
Conversamos ainda sobre a divisão que a festa teve anos atrás, é visível, os jovens negros de um lado da cidade e devotos do outro. Isso se levou por conta da proibição que os próprios moradores da cidade pediram a prefeitura local, para não mais ter ônibus de excursão cheios de jovens negros e negras vindos de toda parte, estacionados no centro da cidade, pois enquanto estava tendo as manifestações como missa, procissão e a feira de artesanato, os jovens estavam dançando, bebendo em meio a beijos e abraços. Hoje esses veículos param lá no centro de convenções, bem distante do centro da cidade, pela distância apenas aqueles que realmente quem ir de um lado para o outro aproveitam de tudo um pouco que a festa oferece.
Mas depois de saber de toda a história eu ainda assim queria ver e ouvir opiniões desses jovens, quais os reais motivos deles gostarem tanto dessa festa e o que fazem eles participarem e virem em tão grande quantidade até hoje, mesmo em meio de tanto rumores e críticas da população.
Já na manhã de domingo um pouco fria, por causa do tempo, começa-se ver um movimento diferente até mesmo no centro, com o desfile dos membros da Irmandade da Festa de São Benedito e também porque é no domingo que o "fervo começa". E é lá no centro de convenções de Tietê, um percurso longo, mas onde consegue-se perceber que aqui é o lugar certo para se curtir boas músicas e muita gente dançando. Para chegar ao centro, passei pela rua do beijo, sim é, rua do beijo, comentários dizem que você não pode passar nessa rua sem dar pelo menos um beijo e é isso realmente o que acontece homens e mulheres se beijando e se abraçando ao som da black music. Já no centro de convenções dou de cara com o espaço do Zezão - famoso promotor de evento paulistano que organiza vários ônibus que traz os jovens negros a Tietê. No espaço milhares de pessoas dançando e cantando as melhores musicas e claro é impossível não ver as mais comum das imagens beijos, abraços e bebidas. Conversando com alguns jovens e pergunto quais as razões de estarem em Tietê, e as respostas não mudam, aqui é a maior concentração black do interior, estamos aqui para curtir, dançar, ouvir musica boa ver os melhores DJ's tocando samba rock e black e claro conhecer pessoas bonitas e beijar muito.
É óbvio que em meio a tantas opiniões diferentes, pessoas diferentes, beijos, abraços, musicas, danças, religiosidade e cultura, todos que vão a Tietê sabem que iram se divertir bastante, pois a cidade pequena e simpática passa essa vontade de diversão. Mas as opiniões contra e a favor nunca vão acabar, oscila em aceitar ou não como é realizada a Festa de São Benedito, e sempre com a promessa que no próximo ano será melhor.
Mas o que intriga mesmo são as mudanças que a Festa de São Benedito teve nos últimos anos, uma comemoração religiosa, onde é celebrado a existência do "Santo Negro", que foi e é importante para a cultura afro-brasileira e que hoje é lembrado apenas por uma minoria que vai a festa. SERÁ?
Dentro da Igreja de São Benedito |
De tudo um pouco tem no evento, comidas tipicas, moda, pessoas de diferentes de estilos diferentes e a parte religiosa. Além da presença de São Benedito, na missa de fé se reúnem vários fieis e devoto, em uma manifestação típica africana onde em alguns momentos mulheres, homens e crianças vestidos à caráter com roupas africanas, entram na igreja oferecendo louvores, adoração, pratos de comidas e dança para celebrar junto com os outros fieis que ali assistem. Mas do lado de fora, outros devotos estão esperando uma oportunidade para ver e até mesmo ir perto da imagem de São Benedito, mas é difícil pois a quantidade de pessoa na celebração por volta das dezenove horas e trinta é enorme. Mesmo assim ficam esperançosos e felizes em saber que estão ali cultivando uma crença e a fé naquele que sempre o ajudou.
Vestidas com roupas africanas, Irmandade Santidade da Igreja |
Na parte de fora converso com várias senhoras que fazem parte da Irmandade Santidade da Igreja e São Benedito, e uma delas Luiza Prado, mãe de família, mora em Tietê e está sempre participando de todas as celebrações que envolve o santo. Pergunto a ela qual a diferença da festa hoje com anos atrás, como ela está a seu ver, ela me diz que está melhor, as manifestações culturais e religiosas não mudaram no decorrer dos anos o que modificou mesmo foi a chegada de "rostos novos" á cidade nessa época. Peço a ela que me explicar melhor sobre esses rostos novos. " Esses novos rostos vem para Tietê, nessa específica data apenas com o intuito de curtir muita musica negra, são poucos os jovens que participam da missa, da procissão, do batuque de umbigada onde mulheres e homens principalmente senhores e senhoras negros com mais idade se reúnem em um barracão em diferentes grupos, vindo de várias partes do interior paulista, para dançar ao som do tambor e canto. A parte cultural e celebração religiosa é mantida até hoje por conta da população tradicional do município, além disso muitos desses jovens negros que vem para Tietê e se divertem nessa importante data, nem sabe quem realmente foi São Benedito e qual a importância dele para as famílias negras e não negras da cidade".
Conversamos ainda sobre a divisão que a festa teve anos atrás, é visível, os jovens negros de um lado da cidade e devotos do outro. Isso se levou por conta da proibição que os próprios moradores da cidade pediram a prefeitura local, para não mais ter ônibus de excursão cheios de jovens negros e negras vindos de toda parte, estacionados no centro da cidade, pois enquanto estava tendo as manifestações como missa, procissão e a feira de artesanato, os jovens estavam dançando, bebendo em meio a beijos e abraços. Hoje esses veículos param lá no centro de convenções, bem distante do centro da cidade, pela distância apenas aqueles que realmente quem ir de um lado para o outro aproveitam de tudo um pouco que a festa oferece.
Mas depois de saber de toda a história eu ainda assim queria ver e ouvir opiniões desses jovens, quais os reais motivos deles gostarem tanto dessa festa e o que fazem eles participarem e virem em tão grande quantidade até hoje, mesmo em meio de tanto rumores e críticas da população.
Á frente Rei e Rainha da Festa de São Benedito |
Espaço do Zezão |
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
"O Mordomo da Casa Branca" um filme que ninguém iria ver?
O filme " O Mordomo da Casa Branca", teve um sucesso de bilheteria já na estreia no último final de semana nos Estados Unidos, nem mesmo o diretor Lee Daniels esperava tão grande resultado que o longa obteve. Em entrevista para o site G1, o diretor Daniels disse que os estúdios, onde o longa-metragem estava sendo produzido, afirmavam para ele que ninguém ia ver esse filme. Mas muito pelo contrário, só no final de semana a trama arrecadou cerca de US$ 25 milhões, e foi citado pelos críticos entre os favoritos para o Oscar de 2014, o longa estreia no Brasil dia 1º de novembro.
O filme conta a história do mordomo fictício Cecil Gaines, que presta serviço durante sete mandatos presidenciais na Casa Branca, entre 1957 e 1986. A trama se baseia na história de Eugene Allen, mordomo negro, que serviu os presidentes. E foi baseada em uma reportagem publicada no jornal Washington Post em 2008 "Um mordomo bem servido por esta eleição", escrito por Wil Haygood, onde conta a história real de Allen, no filme é trocado o nome do personagem e ficcionaliza alguns personagem que passou pela vida do mordomo.
No longa, Gaines, vivido pelo ator e ganhador do Oscar Forest Whitaker, ao mesmo tempo que presencia os bastidores do Salão Oval da Casa Branca na época do movimento pelos direitos civis, vive conflitos com o filho mais velho, Louis Gaines (David Oyelowo) que é opositor do sistema, sendo um dos membros do Party Black Panther (Partido dos Panteras Negras).
Além dos atores renomados com Forest Whitaker, David Oyelowo, e o diretor Lee Daniels que dirigiu "Preciosa- uma história de esperanças", o filme também conta com a presença da apresentadora e empresária Oprah Winfrey no papel Gloria Gaines, esposa do mordomo, Cuba Godding Jr, Terrece Howard e Lenny Kravitz..
O filme conta a história do mordomo fictício Cecil Gaines, que presta serviço durante sete mandatos presidenciais na Casa Branca, entre 1957 e 1986. A trama se baseia na história de Eugene Allen, mordomo negro, que serviu os presidentes. E foi baseada em uma reportagem publicada no jornal Washington Post em 2008 "Um mordomo bem servido por esta eleição", escrito por Wil Haygood, onde conta a história real de Allen, no filme é trocado o nome do personagem e ficcionaliza alguns personagem que passou pela vida do mordomo.
No longa, Gaines, vivido pelo ator e ganhador do Oscar Forest Whitaker, ao mesmo tempo que presencia os bastidores do Salão Oval da Casa Branca na época do movimento pelos direitos civis, vive conflitos com o filho mais velho, Louis Gaines (David Oyelowo) que é opositor do sistema, sendo um dos membros do Party Black Panther (Partido dos Panteras Negras).
Além dos atores renomados com Forest Whitaker, David Oyelowo, e o diretor Lee Daniels que dirigiu "Preciosa- uma história de esperanças", o filme também conta com a presença da apresentadora e empresária Oprah Winfrey no papel Gloria Gaines, esposa do mordomo, Cuba Godding Jr, Terrece Howard e Lenny Kravitz..
terça-feira, 8 de outubro de 2013
A cultura feita a mão da 145º Festa de São Benedito
A Festa de São Benedito em Tiete, cidade do interior de São
Paulo, é bem conhecida pela comemoração religiosa e a quantidade de pessoas
que comparecem a ela, principalmente jovens que vão para curtir muito samba
rock e black music. Uma festa que reuni um pouco da cultura afro-brasileira e
proporciona aqueles que não conhecem, uma aula de negritude.
Fotos expostas nas camisetas, todas exaltando a Mulher Negra marca DEEANTO |
Logo no sábado começo da festa, por volta da uma da tarde, já
podia se observar um movimento diferente na cidade simples e aconchegante. Todos
que vão a Tiete sabem que irão encontrar, na principal praça da cidade, no
centro, uma feira organizada com barracas de arte feita a mão, cabelos afro e
DJ tocando muito samba rock. Artesões que vieram de toda parte do estado e trouxeram
o que fazem de melhor. Na feira, mais de oito barracas estavam presentes, vimos
afro-brasilidade contida em cada uma, desde os produtos que estavam sendo
vendidos até nos expositores, cada um com seu modo de trabalhar de se vestir.
Expositora Ana com suas bonecas de pano |
Bonecas feitas por Claudia da Art Abanã |
Cristína, expositora, mostra como se coloca a faixa para cabelo |
Barraca Xongani, arte feita com tecido desde turbantes até brincos |
Mulheres Negras : Se arrumem, fiquem sempre Lindas! |
terça-feira, 1 de outubro de 2013
Trançando Arte Brasil: Encontro Nacional de Trançadeiras
Um dos mais tradicionais símbolos da cultura afro, a trança, estará presente neste mês no Encontro Nacional de Trançadeiras, evento "Trançando Arte Brasil", realizado pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção de Igualdade Racial.
O encontro que será no dia 13 de outubro, tem como objetivo mostrar os trabalhos desses profissionais de trança e também reuni-los para trocar experiências, tudo com o intuito de dar visibilidade a essa cultura tão tradicional e antiga. O "Trançando Arte" será realizado no Complexo Argos, durante todo o dia, a partir das 9h.
Nesta edição terá a presença da Trançadeira e Ativista Negra Jhô, que trará diretamente de Salvador, informações, técnicas de tranças e debates com o tema "Um Outro Olhar".
Confira a programação completa:
O encontro que será no dia 13 de outubro, tem como objetivo mostrar os trabalhos desses profissionais de trança e também reuni-los para trocar experiências, tudo com o intuito de dar visibilidade a essa cultura tão tradicional e antiga. O "Trançando Arte" será realizado no Complexo Argos, durante todo o dia, a partir das 9h.
Nesta edição terá a presença da Trançadeira e Ativista Negra Jhô, que trará diretamente de Salvador, informações, técnicas de tranças e debates com o tema "Um Outro Olhar".
Confira a programação completa:
13 de outubro (domingo)
8h30 – Credenciamento e recepção de profissionais da trança
9h - Abertura e palestra “Um novo olhar”, com Negra Jhô
13h - Abertura dos portões para as atividades culturais, show do Coral Tulany
13h45 - Grupo de dança afro Pombe Oriba
14h45 – Grupo 288
15h45 - Mica Soul
16h45 - Lets Groove
18h - Desfile de modelos de tranças
19h30 - Banda Balck Rio
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
Quem foi Rainha de Sabá?
Para conhecer melhor o blog e o porque do nome Revista Sabá, temos que saber quem foi Sába, quais as suas influências para a comunidade negra.
Sabá, que significa (terra de mil fragrâncias), por causa dos perfumes raros que a cidade fabricava, e também por conta de ser um país rico em ouros e pedras preciosas. O povo sabeus habitavam na região no sul da Etiópia, no continente africano. No Antigo Testamento, na Bíblia, é possível encontrar varias passagens que mencionam o poder que o povo sabeus tinham através das suas riquezas em matérias primas e como eram conhecidos pelas regiões vizinhas (veja em Isaías 60:6 e Ezequiel 27:22)
Ao saber que nas proximidades havia um Rei muito o rico e sábio (Rei Salomão), a Rainha de Sabá viajou até ele para confirmar se tudo o que diziam sobre o rei era verdade. E levou vários presentes, incluindo 120 talentos e ouro, o que equivale a 4 toneladas de ouro " E deu ao rei cento e vinte talentos de ouro, e especiarias em grande abundância, e pedras preciosas: e nunca houve tais especiarias, quais a Rainha de Sabá deu ao rei Salomão" (II Crônicas 9:9).
Uma mulher negra inteligente que fez perguntas ardilosas à Salomão (veja I Reis 10:1-13), e ele respondeu a todas a suas perguntas. Esta era Rainha de Sabá que desejava saber se ele era tão sábio quanto comentavam. A sua inteligência era admirável, embora também as escrituras mencionem sobre a sua elegância, beleza e ternura.
De acordo com a tradição judaica, relatam que o rei Salomão se apaixono-se por Sabá e dedicou alguns capítulos do livro Cantares de Salomão (Cânticos dos Cânticos) a ela. Descrito de uma maneira tão poética e de uma forma tão eloquente, que fez com que os Cantares virasse um dos mais belos poemas românticos da literatura universal, uma verdadeira ária à beleza negra.
Sabá, que significa (terra de mil fragrâncias), por causa dos perfumes raros que a cidade fabricava, e também por conta de ser um país rico em ouros e pedras preciosas. O povo sabeus habitavam na região no sul da Etiópia, no continente africano. No Antigo Testamento, na Bíblia, é possível encontrar varias passagens que mencionam o poder que o povo sabeus tinham através das suas riquezas em matérias primas e como eram conhecidos pelas regiões vizinhas (veja em Isaías 60:6 e Ezequiel 27:22)
Ao saber que nas proximidades havia um Rei muito o rico e sábio (Rei Salomão), a Rainha de Sabá viajou até ele para confirmar se tudo o que diziam sobre o rei era verdade. E levou vários presentes, incluindo 120 talentos e ouro, o que equivale a 4 toneladas de ouro " E deu ao rei cento e vinte talentos de ouro, e especiarias em grande abundância, e pedras preciosas: e nunca houve tais especiarias, quais a Rainha de Sabá deu ao rei Salomão" (II Crônicas 9:9).
Uma mulher negra inteligente que fez perguntas ardilosas à Salomão (veja I Reis 10:1-13), e ele respondeu a todas a suas perguntas. Esta era Rainha de Sabá que desejava saber se ele era tão sábio quanto comentavam. A sua inteligência era admirável, embora também as escrituras mencionem sobre a sua elegância, beleza e ternura.
De acordo com a tradição judaica, relatam que o rei Salomão se apaixono-se por Sabá e dedicou alguns capítulos do livro Cantares de Salomão (Cânticos dos Cânticos) a ela. Descrito de uma maneira tão poética e de uma forma tão eloquente, que fez com que os Cantares virasse um dos mais belos poemas românticos da literatura universal, uma verdadeira ária à beleza negra.
Revista Sabá
O Blog da Revista Sabá, é direcionado para o público negro.
Nele será possível encontrar diferentes tipos de assuntos, desde cultura, música, comportamento,
notícias do dia a dia e tendências. Dando uma visibilidade maior para as
mulheres negras. Publicações de fotos e vídeos, também serão postadas. Tudo com
o intuito de enaltecer a raça negra.
A cada nova matéria, fotos e vídeos postados os visitantes do blog
estão convidados a deixar seus comentários.
Assinar:
Postagens (Atom)