terça-feira, 19 de novembro de 2013

Feriado relembra a morte do herói nacional Zumbi e traz à tona as questões raciais

Feriado relembra a morte do herói nacional Zumbi e traz à tona as questões raciais
O feriado municipal de 20 de novembro relembra a morte do herói nacional Zumbi dos Palmares, em 1695, e entrou no calendário oficial da cidade de São Paulo como resultado das lutas históricas do Movimento Negro e da Organização da Mulher Negra. A celebração da memória de Zumbi é entendida como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial.
Na capital paulista, a data entrou no calendário em 2004, após promulgação da Lei 13.707, cujo projeto foi iniciativa dos então vereadores Ítalo Cardoso e Claudete Alves, no governo de Marta Suplicy. Já a Lei 14160, de 2006, de autoria do vereador Claudinho, instituiu a semana cultural da Consciência Negra como parte do Calendário Oficial de Eventos do Município de São Paulo.
Pelo Brasil
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra está instituído pela lei federal 12.519 de 2011. Segundo dados da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) do governo federal, a data é um feriado e momento de reflexão sobre o racismo e as questões raciais em 1.047 municípios brasileiros. A lista completa pode ser acessada aqui.
Ainda conforme a pasta, Alagoas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul decretaram estaduais. Nas demais unidades da federação, o município é o ente que opta pela decretação do feriado.
História de Zumbi
Este herói nacional nasceu em 1655, em Palmares, no atual estado de Alagoas. Descendente de guerreiros Imbangalas, de Angola, foi aprisionado por uma expedição portuguesa e entregue aos cuidados do Padre Antônio Melo, que o batizou de Francisco. Com o religioso, aprendeu a escrever em português e latim.
Aos 15 anos, fugiu em busca de suas origens e encontrou o Quilombo dos Palmares, uma comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. Dez anos depois, tornou-se líder e se destacou pelas habilidades de planejamento, organização e estratégias militares. Sob seu comando, Palmares obteve diversas vitórias contra os soldados portugueses.
No ano de 1694, o quilombo foi atacado pelo bandeirante Domingos Jorge Velho. Após o combate, a sede da comunidade foi destruída, e Zumbi delatado por um antigo companheiro. Foi morto em 20 de novembro de 1965, aos 40 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário