terça-feira, 8 de outubro de 2013

A cultura feita a mão da 145º Festa de São Benedito

A Festa de São Benedito em Tiete, cidade do interior de São Paulo, é bem conhecida pela comemoração religiosa e a quantidade de pessoas que comparecem a ela, principalmente jovens que vão para curtir muito samba rock e black music. Uma festa que reuni um pouco da cultura afro-brasileira e proporciona aqueles que não conhecem, uma aula de negritude.
Fotos expostas nas camisetas, todas exaltando a Mulher Negra marca DEEANTO
Logo no sábado começo da festa, por volta da uma da tarde, já podia se observar um movimento diferente na cidade simples e aconchegante. Todos que vão a Tiete sabem que irão encontrar, na principal praça da cidade, no centro, uma feira organizada com barracas de arte feita a mão, cabelos afro e DJ tocando muito samba rock. Artesões que vieram de toda parte do estado e trouxeram o que fazem de melhor. Na feira, mais de oito barracas estavam presentes, vimos afro-brasilidade contida em cada uma, desde os produtos que estavam sendo vendidos até nos expositores, cada um com seu modo de trabalhar de se vestir.


Expositora Ana com suas bonecas de pano
Bonecas feitas por Claudia da Art Abanã
Cristína, expositora, mostra como se coloca a faixa para cabelo
Se você vai pra Festa de São Benedito, não sai com as mãos vazias, é impossível passar na praça e não comprar seja enfeites para casa como: tapetes, mascaras afro feitas de madeiras, bonecas de tecidos. Ou até mesmo roupas e assessórios: turbantes, brincos, pulseiras, colares, bolsas, tudo muito bem trabalhado e com um estilo bem afro de ser. A concentração de pessoas nessa feira mostra que a simplicidade e a sofisticação das artes faz a diferença e encanta. Mostrando que hoje principalmente as mulheres negras estão se dando valor, trazendo o seu mais intimo, a essência da cultura dos seus ancestrais, tudo o que se precisa para ficar bem com sigo mesma. A "Moda Afro-Brasileira", vem se espalhando, traz cores vibrantes, combinação de estilos faz com que sejamos visto, valorizados e seguidos. Sendo assim a "Festa do Santo Negro" tem a sua parte social, dá espaço para esses artistas mostrarem o que muitos tentam esconder: a verdadeira beleza brasileira.
Barraca Xongani, arte feita com tecido desde turbantes até brincos  
Mulheres Negras : Se arrumem, fiquem sempre Lindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário