segunda-feira, 15 de agosto de 2016

O privilégio de ter um Pai

A palavra PAI para mim sempre tem muito significado e importância, a figura paterna em minha trajetória de vida, posso dizer que é a minha base.  Porém não são todas as pessoas que tiveram esse mesmo  privilégio.O pai é crucial para a vida de seus filhos, acho que assunto tem grande valia, ainda mais hoje com essa troca de valores e de papai de a sociedade vem enfrentando: cada vez mais mulheres são obrigadas (ou escolhem) estar à frente de suas famílias tanto no quesito financeiro, quanto no emocional e físico. Os motivos são variados, mas não estou aqui para dizer que essas mulheres estão certas ou erradas (nem acho que isso seja possível, uma vez que cada caso é um caso… então, sem generalizações). O meu intuito é dizer a vocês sobre o meu pai Ronderlei de Jesus Benedito.
Por este motivo dedico esta matéria á ele, o mês de agosto é comemorado o Dias dos Pais, então nada mais justo que homenagear a pessoa mais importante de minha vida. Como alguns já sabem perdi minha mãe ainda muito cedo e devido as circunstâncias meu pai teve que assumir a responsabilidade total sobre tudo que envolvia a minha vida e do meu irmão. Mas aí vocês pensam? "Isso era o dever e obrigação dele" - Sim, era!  Mas aí está a diferença de um genitor apenas para um pai, e posso dizer que o meu foi Pai.

Somos muitos parecidos, temos personalidades iguais e desde de pequena sempre fui muito apegada a ele, lembro-me que tudo de novo que me acontecia  ou até mesmo se ia bem com as notas da escola ou em alguma atividade que fazia o meu maior prazer era contar para ele, mas não pelo simples fatos que ao contá-lo ele ia me elogiar ou parabenizar , mas porque ele sempre me incentivava; incentivava em ser a melhor em fazer o melhor, independente do que eu fizesse, ele me mostrava que se eu não fizesse o meu melhor de nada adiantaria. Foi com o meu pai que descobri as minhas maiores capacidades e mesmo que nada fosse dar certo eu sabia que teria o seu apoio. E isso mudou, mesmo com todas as percas que ele sofreu o melhor dele e nos deu. Se abdicou de seus sonhos e objetivos, porque tinha como prioridade a família e o nosso bem-estar.


Minha construção de caráter e determinação veio dele, me educou para ser uma mulher, uma mulher negra que pode chegar a lugares altos, mesmo em meio a tantos obstáculos que a vida tem, ele me apresentou o mundo de um forma bem mais clara e que nada é construído sem esforço. Agradeço-o pai espero que tudo o que o senhor fez ou deixou de fazer para que eu tivesse aqui hoje tenha valido a pena. Mostrou-me o mundo, me tornou forte e perseverante, me deu amor quando mais precisei, porém me repreendeu quando mais precisei. Nunca faltou com a verdade e principalmente acreditou em mim quando ninguém acreditou. Porém apesar de todas as maravilhas que me ofereceu e ensinou o maior tesouro que o senhor poderia me deixar  o senhor já deu: A fé! sem ela não teríamos passado pelos momentos escuros e sem ela não conquistamos ainda o que a de vir. Tenho orgulho de ser sua filha e se isso significa algo tenho orgulho de que o senhor é.  E o segredo de ser pai é esse - muitos podem fazer filhos, mais poucos, muito pouco tem a capacidade e hombridade de ser Pai. Porque para ser pai e tem que ser homem!

Obrigada Pai! Te amo

6 comentários: