segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Angela Davis, a Pantera Negra que vai virar filme



Angela Davis foi a principal figura afro-americana que lutou contra a opressão na época dos Direitos Civis, sua trajetória e história ficou depois de décadas ainda presente na cabeça e na história política dos Estados Unidos e do mundo. E essa história vai virar filme, a produtora Codeblack Films comprou os direitos para filmar uma versão do livro “Angela Davis: Uma Autobiografia”, escrito pela ativista de 72 anos que foi uma das líderes do movimento pelos direitos civis dos negros durante as décadas de 60 e 70 nos Estados Unidos. Ela fez parte do grupo Panteras Negras, foi presa acusada de participar de assassinatos na década de 70, militante estudou história das mulheres negras americanas e se tornou uma importante acadêmica dos EUA.

A Codeblack Films foi criada em 2012 pelo produtor Jeff Clanagan como uma divisão da produtora independente Lionsgate. A divisão tem foco de atingir o público negro americano. A própria Angela trabalhará como produtora-executiva do seu filme ao lado de sua sobrinha Eisa Davis, que está escrevendo o roteiro da obra, conforme revelou na revista norte-americana “Vanity Fair”.

O filme tem como objetivo mostrar minuciosamente a vida de Angela Davis e principalmente trazer a mensagem feministas para as mulheres negras do mundo que tem Angela como símbolo de luta e conquistas. Nascida em 1944 na cidade de Birmingham, no Alabama, Angela Davis é uma importante acadêmica dos Estados Unidos, conhecida pelo livro “Mulheres, Raça e Classe”, de 1980, que discute a identidade da mulher negra no país. Ela já foi tema de um documentário: “Libertem Angela Davis”, de 2011. Então vamos esperar, porque literalmente vai valer muito apenas saber mais sobre essa guerreira negra e para quem não conhece ficar conhecendo essa história de luta, coragem e força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário