quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Estrelas Além do Tempo - Mulheres negras que revolucionaram a NASA

Estrelas Além do Tempo deve estrear no Brasil na primeira semanada de Fevereiro, enquanto nos Estados Unidos, o filme já é sucesso.

Em era de movimentos civis como: Feminismo e movimentos que atenuam a discriminação racial  o filme norte - americano Hedden Figures - tradução em português " Estrelas do Tempo" veio para representar e dar voz a esses movimentos. Digo que, até eu ver o  trailer do longa não conhecia a história dessas três mulheres negras que revolucionaram e  tiveram total importância para o desenvolvimento da engenharia espacial. Em plena década de 60 o que mais se ouvia falar era sobre os Direito Civis americano e o papel do negro na sociedade -  papel esse que até hoje têm que ser provado nas andanças da vida.
O longa  conta a história de Três amigas: a matemática Katherine Johnson, Mary Jackson a primeira Engenheira negra da Nasa e a também matemática da agencia Dorothy Vaughan. Em 1961 em pleno período de Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo tem luta da sociedade para lidar com a profunda cisão racial entre brancos e negros. Tal situação é refletida na NASA, onde um grupo de funcionárias negras são proibidas de trabalhar no mesmo locais que os brancos, tendo que provar suas competências dia após dia, desafiando o preconceito arraigado na sociedade.

O filme foi dirigido e escrito por Theodore Melfi baseado no livro homônio de Margot Lee Shetterty onde a Matemática Ketherine Johnson, interpretada pela atriz Taraji P. Henson (da série EMPIRE, DA HBO) , junto com suas amigas foram o cérebro por trás de uma das maiores operações da NASA - o lançamento do astronauta Jonh Glenn em órbita e seu retorno em segurança, com esse feito entraram para a história da agência espacial americana. Porém mesmo com toda essa importância os fatos reais não foram divulgados por muitos anos deixando a desejar até mesmo para os negros americanos que assim como toda população dão valor aos seus heróis. E é exatamente isso que essa história mostra o heroísmo, a persistência, o orgulho e o profissionalismo, mulheres com Katherine Johnson deixaram um legado onde não há nada que você queria fazer que não se consiga, ela junto com suas amigas lutaram contra o sistema e passaram por cima de estereótipos, em uma era onde a opção não existia. Representaram um comunidade, deixando uma mensagem que se naquela época onde tudo era impossível de se fazer e lutar elas Lutaram, hoje com todos os recursos nós podemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário