sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Apenas um dia para se ter uma "Conscientização Negra"?

Veja a Programação do Dia 20: Seminário - Excelência Negra - Câmara Municipal - Itatiba


Essa data foi conquistada por nós para deixar um lembrete de quem foi Zumbi dos Palmares , porém mas do que isso, de como podemos resgatar nossas essências e principalmente refletir sobre o propósito desta data e como podemos fazer para conseguir as tão desejadas mudanças. Desde de muito cedo ouvia (assim como ouço ainda hoje) informações, principalmente vindas do meu pai, de quão necessário é para o negro entender o significado dessa palavra "Consciência" e qual a necessidade de ter o dia 20 de Novembro, principalmente com este nome. Isso só nos faz pensar que ainda temos que sempre resgatar em nosso íntimo o nosso verdadeiro eu, nosso eu (negro), nosso eu (história), nosso eu (valorização), nosso eu autoestima .
            Mas em meio a estes questionamentos eu me perguntei nesses últimos dias se a existência deste dia é apenas para comemorar a morte do líder revolucionário e seus feitos -  Zumbi ou mostrar as conquistas e barreiras que ainda enfrentamos em meio a preconceitos, racismo e intolerância. Mas a  consciência onde está? E porque Consciência Negra? creio que muitos irão até discordar do que estou escrevendo, mas o que quero enfatizar é o real sentido da palavra e como podemos trabalhar na conscientização. As críticas viram porém deixo claro que entendo exatamente que essa data é um símbolo de conquista e resistência para nós negros, com ela podemos mostrar ao mundo quem somos e onde conseguimos chegar até então, colocar em pauta tudo que ainda não conquistamos, quais são nossos maiores desafios e nela comemoramos os degraus de subimos durante todos esses  anos ... mas ainda me pergunto - E A CONSCIÊNCIA?
            Então fui ao dicionário da nossa língua portuguesa saber o real significado da palavra - Consciência: Lucidez, senso de responsabilidade; sentimento ou percepção do que se passa em nós; voz interior aprovando ou reprovando as suas ações.- Pronto! Exatamente onde queria chegar. Essa consciência negra, branca, tanto faz está exclusivamente ligada a nós, é o seu é o meu sentimento, o que sei sobre mim, como me entendo como ser humano que por ventura é negra. E indo mais além, se me aprovo?  tenho essa percepção que quem eu sou e das minhas atitudes?  me orgulho do que faço e do que sou? Sou bem resolvida comigo mesma?  Tudo isso se resulta em uma conscientização própria sobre quem eu sou e o que preciso mudar e melhorar em relação o que é ser negra (o).
            Todas essas questões e resultados não são apenas para um dia específico, tudo o que envolve ter consciência não pode ficar restrito a uma só cultura muito menos á um só dia. Isso tem que transparecer ao mundo e tudo começa com nós, de como nos vemos, de quais exemplos e legados iremos deixar para aqueles que nos tem como exemplos, seja uma pessoa ou um milhão delas. mas para isso acontecer tenho que saber quem eu sou e com que propósito vim a este mundo. O fato é que, desde de sempre nos prendemos e nos limitamos a sair as ruas, para falar, questionar, reivindicar apenas neste dia, essa nossa força maior deixamos para ser usada  no dia 20 de novembro e aqueles que lutam as batalhas diárias por uma causa que é de todos , sofrem,  porque a guerra é grande mais há poucos dispostos a estarem na linha de frente.

Programação - Dia 20 de Novembro
            Em meio a essa Conscientização será realizado no domingo dia 20, ás 17h na Câmara Municipal - Plenário, o Seminário - "Tarde Excelência Negra". O evento contará com convidados que estão ligados ao nosso dia a dia, representantes negros de diferentes profissões que discutiram os mais diversos assuntos, desde violência contra mulher, racismo, educação, autoestima, cultura e claro a conscientização do que é ser negro.
Com a participação da Banda Clã dos Loucos direto da Zona Norte de São Paulo e  Karen Zachar´s que abrilhantarão o seminário com muita música negra.